15/01/2008

O IVA dos ginásios

Como é do conhecimento público, o IVA dos ginásios e empresas similares, passou de 21% para 5%. Quando ouvi esta notícia, fiquei bastante satisfeita pensando eu que a minha mensalidade do ginásio iria baixar com a entrada do novo ano! Pois bem, qual não foi o meu espanto (ou não) quando vejo que não só a mensalidade não baixou como até sofreu um aumento.

Passo a explicar:
Após verificar que a minha mensalidade passou de 77 euros para 78.9 euros, confrontei a directora do meu ginásio, que começou com uma série de desculpas acerca do sucedido.

- Alegou que iria desfrutar de novas condições no ginásio e melhores serviços. Nada disto se verifica, não estou a usufruir de qualquer serviço extra ou qualquer nova condição que não tivesse no ano anterior.
- Afirmou também que todos os serviços designados SPAs (banho turco, sauna, jacuzzi) são cobrados com uma taxa de 21%, ao qual lhe digo, só essa parcela continua a ser cobrada com esse IVA e a restante mensalidade?
- O melhor argumento de todos foi afirmar que o contrato celebrado comigo tinha declarado uma mensalidade com um P.V.P. (preço de venda ao público) onde não estava discriminado a taxa de IVA e como vivemos um mercado competitivo, a empresa é livre de praticar qualquer mensalidade que pretender. Como tal, decidiu actualizar as mensalidades de acordo com a inflação em 2.4 %.

E continuou com uma série de argumentos lamentáveis e patetas aos quais resumi simplesmente a uma pergunta:

O que é que eu, consumidor, sócio do ginásio, praticante de exercício físico, beneficiei com a redução do IVA?

Eu, que pagava em 2007 (e anteriormente) uma mensalidade de 77 euros com 21% de IVA e a partir de 2008 iria pagar a mensalidade do ginásio de 78.9 euros com IVA a 5%? Fazendo as contas, o estado iria ficar com 3.945 euros, enquanto que o ginásio arrecadava 74.955 euros, havendo um aumento na mensalidade de 14.125 euros...
Não preciso de ser grande matemática nem nenhuma especialista em economia para perceber que não procederam a um aumento de 2.4% (de acordo com a inflação como afirmaram) mas sim de 18.4%.

Vou cancelar a minha inscrição e desistir do ginásio. Quando confrontei a direcção do clube com esta decisão simplesmente disseram que lamentavam mas que nada podiam fazer. Eu sei porquê, porque mesmo que agora cancelem a sua inscrição cerca de 20 sócios num universo de 1000 pouca importância isso terá, até porque num período de talvez 3 ou 4 meses já tiveram novas inscrições e todo esse prejuízo estará resolvido.

Agora pergunto-me, uma lei que tinha como objectivo incentivar as pessoas a fazer exercício físico não estará a ter o efeito inverso?
E agora onde é que eu vou poder ginasticar? :(



Vou inscrever-me noutro ginásio onde tiveram a mesma “atitude” com os seus sócios? (Sim, porque os grandes ginásios em Lisboa, não só o conhecido Holmes Place, decidiram unanimemente não baixar as mensalidade, viva o mercado competitivo!)

E a nova lei vai manter as coisas assim, acabando por não beneficiar em nada o utilizador, mas sim para o dono do ginásio?

É um escândalo! Sinto-me revoltada de pertencer a um país em que tudo se pode fazer e onde se pode sempre beneficiar um pouco mais, enganando o próximo! É uma vergonha! Fui literalmente roubada! Eu e todos os frequentadores de ginásios!

Deco, aí vou eu!

P.S. E como não há nada pior do que uma má publicidade aqui vai: NÃO SE INSCREVAM no Active Life!!! Pimba, já me sinto mais vingada!!!

4 comentários:

Catarse disse...

Tá mal:

- meter o dinheiro do IVA ao bolso
- não assumir a golpada
- as desculpas esfarrapadas
- os ginásios supermercado
- a desconsideração pelos clientes
- a passividade da maioria das pessoas em situações semelhantes
- a falta de capacidade dos consumidores para dar uma resposta cabal conjunta (vale-nos a DECO)

Deixo uma sugestão (ainda que relativamente desinformada sobre a política de preços e IVA) de um sítio de que gostei muito na vez que lá fui experimentar: http://www.wellness.pt/

Godiva disse...

Olá catarse,
Por acaso também conheço o wellness, é o ginásio que o meu namorado frequenta. Por isso, sei que também não baixaram as mensalidades dos sócios mas pelo menos também não as aumentaram.
Provavelmente vai acabar por ser a minha escolha.
Obrigada pela dica!
Beijnhos

Cadbury disse...

Namorado???? Noivo!!! Vamos lá pôr os pontos nos iiiissss :)

Falei com a AF que me disse que no Holmes não tinha havido qualquer variação no preço do ano passado para este. Mas o interessante é verificar que mesmo sem esta alteração de preço, os ginásios continuam a ganhar com esta medida implementada pelo governo...

Anónimo disse...

Eu percebo-te perfeitamento!
eu ate gosto do ginasio onde ando! mas apercebi-me que de idoniedade, seriedade e transparencia nao têm nada!!
e ainda por cima têm uma lata que é algo de outro mundo!